quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Dicas para realização de uma prova discursiva



Tendo em vista a proximidade da prova da UERJ 2010, resolvi passar para vocês algumas dicas muito boas que achei na internet, que me ajudaram nas provas discursivas e que com certeza ajudarão muitos outros vestibulandos:


O texto da resposta deve ser claro e direto. Não alongue desnecessariamente a sua resposta, pois textos longos não vão impressionar a banca só por serem longos, ainda mais se forem desnecessariamente longos.

Responda apenas o que foi perguntado na questão. Resista àquela vontade de colocar aquele pouquinho a mais e mostrar para a banca que sabe mais do que foi perguntado.


Cuidado ao mencionar quantidades. Exemplo: A Revolução Francesa matou milhões de pessoas. “Milhões de pessoas” é vago e beira o exagero.

Não dê chance ao erro. Esqueceu de alguma coisa? Evite colocá-la. Se for como se escreve uma palavra, coloque um sinônimo; se for um dado, tente suprimi-lo.

Cuidado ao mencionar rupturas bruscas. Exemplo: o Renascimento acabou com a crença em Deus. É uma impropriedade dizer que o Renascimento acabou totalmente com a crença em Deus.


Evite valorizar apenas uma característica de um processo histórico. Exemplo: Portugal “descobriu” o Brasil por ter posição geográfica favorável. Foram várias as causas que levaram a esse processo histórico (lembre-se sempre que todo processo histórico tem várias causas e várias consequências).

Evite utilizar as “palavras proibidas”. Com exceção de quando se estiver mencionando leis.
São consideradas “palavras proibidas”:

todo(a)(os)(as), tudo, total, totalmente, completo, completamente, só, somente, pleno, plenamente, incondicional, incondicionalmente, simplesmente, puramente, integral, integralmente, ocasional, ocasionalmente, definitivamente, nenhum(a), ninguém, igual, mesma, qualquer, casual, causalidade, acaso, acidental, acidentalmente, nunca, perfeitamente.





Espero ter ajudado um pouco! ;)

2 comentários:

  1. aí nâo sei que eu faço estou com duvidas para mandar um requerimento para o prefeito da minha cidade me da uma ajuda kathllen?

    ResponderExcluir
  2. Olá bom dia, estou com uma dúvida. Em uma prova discertativa usa de 25-30 linhas; e na carta de leitor, devo usar quanta linhas ?

    ResponderExcluir