quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Função Poética

A função poética ocorre quando se enfatiza a mensagem ou o texto, quando é trabalhada a própria linguagem. A ênfase recai sobre a construção do texto, a seleção e a disposição de palavras no texto.

Essa função é mais encontrada em poemas, mas aparece também em textos publicitários, em prosa e em outros.

Observe que a mensagem, acima, é trabalhada com criatividade e de forma original. O som, o ritmo, os jogos de ideias e de imagens são explorados no texto, e a linguagem desperta interesse e prazer estético ao leitor.


Fonte: Livro Oficina de Redação - Editora Moderna.

5 comentários:

  1. nossa otema essa postagen...já tava doida pra entender,e vc com simples e poucas palavras me ensinou o que eu precisava saber no momentoo!obg*-*

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelas postagens. Serviram para aperfeiçoar meus conhecimentos sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  3. muito obrigado sobre as suas dicas são muito boas,estava precisando muito no moento para fazer uma atividade,pois pra mim é assunto novo comecei a estudar isso faz poucos dias e eu estav muito confusa.
    Muito obrigada vc é ótima!!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, muito obrigada! Super me ajudou, todos os exemplos que eu precisava achei aqui! Obrigadão! :D

    ResponderExcluir